top of page

Quanto tempo passas a pensar em ti?

  • Foto do escritor: Rafaela Santo
    Rafaela Santo
  • 11 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de out. de 2021

E se eu te dissesse que a resposta para os teus problemas vive algures dentro de ti?


Tudo o que precisas de fazer é encontrar uma maneira de a desvendar.



Pensa nisto como se tratasse de um puzzle. Só consegues ver claramente a imagem final se todas as peças forem colocadas nos seus devidos lugares.


Todos nós temos uma combinação única de características e atributos, que fazem a pessoa que somos. Compreender o que são e como podemos usá-los a nosso favor é uma habilidade importante.


A isto se dá o nome de autoconhecimento.


A habilidade que nos permite descobrir a nossa essência única.


Esta é desenvolvida quando passamos tempo a refletir sobre as nossas emoções, comportamentos e pensamentos, avaliando-os. Compreendendo a maneira como eles se conectam e interferem no mundo ao nosso redor. Considerando o que nos leva a uma decisão e o que nos motiva a seguir em frente.


A resposta para os nossos problemas tende a estar dentro de nós. Pode se tratar da necessidade de fazer uma escolha diferente, uma alteração de comportamento ou uma mudança de perspetiva. Pode ser sobre definir uma nova meta, desenvolver uma nova habilidade ou encontrar uma nova inspiração.


No entanto, a perspetiva é importante.

Assim como acontece com o puzzle, se tivermos apenas algumas das peças ou se insistirmos em encaixar a peça errada no espaço errado, pode ser difícil entender a imagem final.


Quando estamos demasiado próximos de um problema, pode ser difícil ter uma ideia realista das capacidades que possuímos para enfrentá-lo ou das mudanças que devem ser postas em prática.


É aqui que entra a psicologia. Para nos ajudar a descobrir novas peças do puzzle. Para nos auxiliar a percecionar a nossa própria imagem com clareza.


Independentemente, se estás pronto para iniciar um processo terapêutico ou não, a autorreflexão e o autoconhecimento são habilidades a desenvolver para descobrir os passos que nos permitem seguir em frente.



 
 
 

Comments


bottom of page