Como lidar com sentimentos de angústia e impotência?
- Rafaela Santo
- 11 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Na vida, por vezes somos confrontados com problemas e situações que fogem ao nosso controlo. Quando estas implicam admitir a nossa impotência, reconhecer que não há nada que possamos fazer para as modificar, pode ser difícil aceitar a sua existência. Poderá surgir a tendência em focarmo-nos em como as coisas poderiam ter sido, se fossem diferentes. Podemos negociar e tentar fugir da realidade. Mas na verdade, por vezes, o caminho mais sensato é o da aceitação. Aprender a aceitar os problemas que estão fora do nosso controlo irá diminuir sentimentos de angústia, ansiedade, raiva e tristeza. E quem sabe, talvez depois a solução se torne clara.

Seguem algumas estratégias de tolerância a situações de angústia e impotência:
Tira tempo para validar os teus sentimentos;
É normal ter sentimentos de medo, ansiedade, tristeza, angústia ou impotência quando somos confrontados com um problema ou situação difícil. Por vezes pode ser benéfico criar um momento de reflexão, compreender os nossos sentimentos e pensamentos e partilhá-los com alguém.
Aceita o momento em que estás seja ele bom ou mau;
Aceitação é diferente de contentamento ou tolerância. Aceitar é olhar para um problema de uma perspetiva realista, de forma a compreender racionalmente a melhor forma de proceder. É encontrar paz em como as coisas realmente são.
Pondera que passos podes tomar;
Tenta compreender como podes passar à ação, que passos podes tomar para atingir um estado de paz e bem-estar.
Dependendo da situação, isto pode significar encontrar uma resolução prática para o problema, se uma existir, ou pode significar criar ações que te tragam equilíbrio, aceitação e paz interior.
Avalia gatilhos emocionais;
Se sentes que existe algo que poderá estar a agir como gatilho emocional a este problema e a desencadear em ti uma resposta emocional exacerbada, pode ser importante colocar este gatilho na balança. Será algo que te traz benefícios? É importante saber quando colocar de parte este estímulo.
Cria momentos de serenidade e autocuidado;
Cuida de ti. Momentos de autocuidado podem surgir de qualquer coisa que te traga prazer ou te faça sentir bem contigo mesm@. Podes dar um passeio, fazer meditação, ouvir uma música calma, tomar um banho quente, comer algo que gostes (etc.).
Encontra uma distração saudável;
As emoções negativas não duram para sempre e passar muito tempo concentrado em algo negativo pode, só por si, ser prejudicial. Encontrar uma atividade que exija concentração pode ajudar a desviar o pensamento para algo mais construtivo. No final irás sentir-te realizad@ por teres completado com sucesso esta tarefa.
Cria ações positivas de contribuição;
Quando nos focamos em contribuir para algo positivo e ajudar os outros estamos a substituir sentimentos negativos e pessimistas por sentimentos de valorização e prestatividade. Isto pode ser atingido com contribuições, atos de voluntariado, etc.
Recorda-te que mesmo em face de uma situação que foge completamente ao nosso controlo, possuímos sempre controlo das nossas ações e decisões. Podemos não controlar a situação em si, mas temos controlo sobre como vamos reagir à mesma.
Comentários