O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
- Rafaela Santo
- 7 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
A TCC é uma abordagem clínica que desafia a pessoa a descobrir a ligação entre as suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Defende que estes três conceitos se influenciam mutuamente e como tal trabalha em todos eles, numa relação de causa-efeito:
Valida e descodifica emoções
Aceita e compreende as emoções do individuo, entendendo que estas contêm insight válido sobre o seu funcionamento interno.
(Exemplo: “Sinto-me triste e desmotivado.”)
Restrutura pensamentos disfuncionais
Estuda os esquemas cognitivos do individuo. Identifica e modifica distorções cognitivas, ao compará-las com a realidade de forma a corrigi-las. As distorções cognitivas são pensamentos disfuncionais muitas vezes criados na infância, que podem estar a interferir com a perceção que o individuo tem da sua vida e do que o rodeia.
(Exemplo: “Nem vale a pena tentar, nunca vai resultar.”)
Modifica padrões comportamentais
Reconhece e modifica padrões comportamentais que podem estar a interferir negativamente na vida do individuo, ao ensiná-lo a lidar com as suas emoções e pensamentos.
(Exemplo: Desisto sem tentar e não vou em frente com os meus planos.)
Esta é uma terapia breve, focada no momento presente.
Ajuda a lidar com problemas de grande dimensão, dividindo-os em pequenos objetivos, mais facilmente alcançáveis.
É um tipo de terapia que utiliza técnicas práticas e estruturadas. Com o tempo, pode tornar-se autossuficiente visto que durante o tempo de terapia o paciente vai participando ativamente no seu processo terapêutico. O terapeuta sugere desafios e atividades e até “trabalhos de casa” em conformidade com os objetivos traçados para o processo terapêutico. Com isto, o paciente vai ganhando uma série de estratégias e ferramentas que pode utilizar na sua vida quotidiana.
Comments